quinta-feira, 2 de maio de 2013

Preparativos...

O tempo passa muito rápido mesmo, o Gabriel daqui três meses faz um ano! Um ano em que minha vida mudou completamente e me tornei muito mais feliz e realizada! E então estamos em ritmo de preparativos para essa data tão importante, de inicio eu iria fazer uma festa grande, para poder chamar muitas pessoas e ninguém ficar de fora, porém o orçamento é curtíssimo e a festa virou uma coisa simples apenas para nós, o que eu acredito que esta é a melhor maneira de comemorarmos esta data tão importante! E pensando em todos os detalhes necessário para organizar essa mini-festa quase uma reunião, fui em busca de algo pela internet e encontrei um super guia para mamães que precisam de uma luz no dia-a-dia e se organizar!
O guia eu encontrei no brasil.babycenter.com e segue abaixo:


É preciso levar em conta a criança


Com 1 ano de idade, a maioria das crianças não é muito chegada a pessoas estranhas, nem gosta de lugares novos. Muita balbúrdia pode assustar bebês mais tímidos, e, por mais que seu filho já tenha amiguinhos, ele ainda não é capaz de brincar com eles, apenas ao lado deles. 

O que um bebê dessa idade mais gosta é de atenção individual. Adora brincar com as pessoas às quais está acostumado e seu principal passatempo é fazer papai e mamãe darem risada! Tudo isso mostra que uma festinha pequena já é suficiente para alegrar o bebê. 
Se mesmo assim o sonho da sua vida for dar uma mega festa para o seu filho, programe-a para um horário em que ele esteja descansado, e esteja preparada para ter de "recolhê-lo" por um tempo da festa se estiver muito assustado. E reveja suas expectativas: com bebês dessa idade, não é muito improvável que bem naquele dia ele resolva dormir exatamente na hora do parabéns, ou que acorde com febre
Leve os imprevistos na esportiva e aproveite você para receber os amigos, se tiver que deixar a estrela da festa mais resguardada. 

Conhecendo bem o meu lindo bebê, sei que ele assusta fácil com gritaria, com muita gente em volta, um bom critério a ser levado em consideração!


O horário da festa


Seu filho já deve ter uma rotina mais ou menos fixa de sonecas durante o dia. O mais seguro é programar a festinha para o meio da tarde, quando ele tiver tirado a soneca de depois do almoço e estiver descansado. Um horário como 16h também vai agradar os pais de outras crianças pequenas. 

A festa também não precisa ser muito longa. É provável que seu filho acabe ficando irritado se a festa começar às 16h e o parabéns só for acontecer lá pelas 20h. Isso vale ainda mais se houver vários outros convidados da mesma idade. Uma vez que um comece a chorar, todos vão chorar também, e não era bem esse o coro que você estava imaginando para a hora do bolo. 




Nesse caso eu já acho melhor por volta das 18/19hr da noite porque o Gabriel dorme lá pelas 22h, se encaixa melhor na nossa rotina! 


Recreação

Festas de aniversário de 1 ano normalmente nem precisam de recreação, pois na maioria das vezes há muito mais convidados adultos que crianças -- a não ser em famílias com muitos primos ou quando o bebê tem irmãos um pouco mais velhos. 



No nosso caso não conhecemos quase nenhuma criança, então não há necessidade de recreações, apenas os próprios brinquedos do Gabriel para distrair ele né!


Escolhendo o tema

Na festa de 1 ano, o tema não faz muita diferença, já que a criança ainda não demonstrou nenhum grande interesse. Aproveite sua chance de escolher à vontade! Balões, pratinhos e copinhos coloridos já criam um bom visual para as fotos, por isso a festa nem precisa ter "tema". 



Na realidade nós escolhemos o Pequeno Príncipe mas isso pode ser alterado a qualquer momento!




Lembrancinhas




A não ser que haja crianças um pouco maiores, você pode até abrir mão das lembrancinhas. Não dê balas e pirulitos para bebês, já que eles podem ser perigosos. Se você quiser mesmo oferecer uma lembrancinha, procure escolher alguma coisa que seja, além de bonitinha, útil, como livros de história ou copinhos e pratinhos infantis. 

Sinceramente acho lembrancinha um gasto desnecessário, no chá de bebê/cozinha, comprei lembrancinhas para ambos, muita gente foi embora antes de eu entregar, sobrou muita coisa, gastei dinheiro de bobeira!


Que tipo de presente comprar


Crianças de 1 ano adoram qualquer coisa que faça barulho ou tenha luzes (ou ambos!). Há vários brinquedos desse tipo no mercado. Mas pode ser uma coisa mais simples também. Livrinhos de páginas rígidas, com texturas diferentes para serem sentidas com os dedos, fazem sucesso e são resistentes. Livros tradicionais, com histórias para serem lidas por um adulto, música e filmes são outras idéias. 

Brinquedos de puxar e de empurrar são especialmente atraentes nessa fase, quando as crianças estão perto de andar. Se quiser dar um presente maior, pode investir num carrinho ou velocípede, de preferência com uma haste para um adulto empurrar, já que ainda vai demorar algum tempo para o bebê conseguir pedalar. Roupas também são ótimos presentes para essa idade. O bebê ainda não faz objeções e o estoque de presentes da época do nascimento a essa altura já deve ter acabado. 

Na minha humilde opinião o presente pode ser qualquer coisa que a pessoa se sinta feliz em dar ao meu filho, não faço objeção nenhuma a nada, roupa, brinquedo, sapato, livro, cd de musica, dvd enfim...acho que é uma escolha da pessoa! 




• Tente relaxar -- faça as coisas no ritmo do bebê e tente se desvencilhar da sua idéia pré-concebida de como seria a festa perfeita. Talvez não seja nada daquilo que você sonhou. 

• Recrute um voluntário para tirar fotos ou filmar a festa. Você vai estar muito ocupada para fazer isso, e corre o risco de ficar sem a lembrança. 




Eu sinceramente espero que isso ajude as mamães de primeira viajem por aí!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!