terça-feira, 9 de julho de 2013

O príncipe de hoje, o mimado de amanhã?

Sempre refleti muito sobre como o mundo em que vivo é machista e a maioria das vezes a culpa não era do homem. Reflita comigo hoje meu filho tem 11 meses e 6 dias e tratamos ele como um príncipe, um bebê um tanto quanto mimado, perdoem a família pois ele é o primeiro filho, primeiro neto e primeiro bisneto de ambas as partes (só um lado da família do marido que já tinham dois bisnetos). O príncipe da casa tem tudo de mão beijada no primeiro ai ou no primeiro bico fofo de choro (veja a mãe corujona falando), nós sempre o protegemos bastante de tudo. Quando o bebê vai crescendo, vira uma criança folgada e um adolescente três vezes mais até o momento em que se torna adulto e casa (ou não). Falarei no caso do homem que casa. A mãe trata o fulano como reizão, lava, passa, cozinha, cuida com amor e carinho. MAS a realidade é que ela esta criando um monstro! Então se o seu marido é um folgado que chega senta a bundona no sofá e não faz nada, se ele acha que é você quem tem que fazer tudo enquanto ele tem que descansar, amiga seu marido não tem tanta culpa assim a mãe dele, vulgo sogra é que tem. Nem sempre a culpa é dela, as vezes a vó também. Não, não vim aqui falar mal da minha ou da sua sogra e sim dos costumes e cultura que existem ainda e que devemos mudar. O Brasil e o mundo hoje vai a luta pelo seu direito. E na minha opinião cultura tem muita ligação a tudo isso. Minha avó, mãe, sogra tem pensamentos do tipo: o homem não troca fralda, o homem não varre casa, homem não lava a roupa, homem trabalhar mulher fica em casa. A cultura de vida que quero passar ao meu filho é a que faça de tudo para construir dentro de casa: um marido participativo, ativo. Meu marido por vontade própria ajuda, do seu jeito que quero que mude, evolua mas o mesmo tenta. A vida do Gabriel será diferente, quero ensina-lo que na vida devemos cuidar de nós mesmos, sobreviver, viver por nossa conta e não depender de uma mulher para cozinha, lavar ou passar. Se porventura um dia ele se casar, espero que a mesma me agradeça pelo bem que fiz a saúde física e psicológica dela e dos meus futuros netos. A mulher tem mil e uma utilidades, já o homem não faz duas coisas ao mesmo tempo, porque? Afinal se o sexo frágil é o nosso, algo deve estar errado! E você concorda com o pensamento?


4 comentários:

  1. É muito verdade isso!!!
    Meninos que foram criados (por alguma consequência da vida) sem as mães, são muito mais independentes do que os que foram paparicados pelas mães.
    Infelizmente queremos atitudes espontâneas dos maridos, mas quando criamos filhos ensinamos tudo errado!

    Gostei muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Fernanda, sinto que rola uma certa dependencia da mãe sobre aquele bebezinho, algumas mães não conseguem enxergar que o bebê já cresceu e deve aprender a ser independente. Quem sofre somos nós depois de casadas, temos que arruma-los! Beijos, obrigada pelo comentário fiquei mega feliz com a participação!

      Excluir
  2. Você vive a mesma experiência que eu: um menino que é primeiro neto dos dois lados. Mas não é isso que define que ele será um homem folgado, afinal poderiam ser as primeiras netas e seriam crianças igualmente mimadas. O problema é a cultura que diz que homem não faz serviço de casa... Quero comprar uma vassourinha para meu filho me "ajudar" na limpeza da casa, mas pela internet só se encontra um kit todo cor-de-rosa. Agora quero procurar em lugares de artesanato, já que quero um kit o mais parecido possível com o que eu uso.

    http://www.debbymamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Debby, outro dia disse para minha sogra que o meu marido estava aprendendo a fazer as coisas em casa pra me ajudar, aprendeu a lavar a roupa, varrer e passar um pano, dar uma ajuda é sempre bom e a mesma me disse que eu estava fazendo do filho dela um empregado. Somos frutos de uma geração muito conservadora e machista, concordo em partes que se fosse menina iria ser mimada, sim, mas a mãe não deixa de receber aqueles pitacos do mundo que deve ensinar a filha a cuidar, lavar, passar, cozinhar...E sobre o kit de "limpeza", comentei outro dia que quando o Gabriel fosse um pouco mais queria comprar aqueles mini fogoes de madeira e mostrar como é "fazer comidinha", incentiva-lo sabe? ouvi que quero torna-lo uma mulher, haha, como se apenas as mulhere pudessem brincar disso...temos que mudar muito! Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir

Obrigado pelo comentário!