domingo, 29 de maio de 2016

De volta à realidade!

Como eu escrevi nos dois ultimos posts e era um assunto um tanto recorrente por aqui, enfim voltei ao trabalho. 
Quando o nosso bebê nasce, sempre vem na nossa mente como vamos fazer para deixar aquele serzinho tão pequeno e dependente em casa/creche e voltar ao trabalho. 
A volta da licença maternidade já estava me agoniando desde quando o Joaquim fez dois meses de vida. Foram quase sete meses grudados e apesar de saber que ele seria muito bem cuidado pelo pai, sofria só de pensar em deixa-lo. À amamentação era algo que me tirava o sono, não conseguia pensar em dar fórmula e também não queria tirar leite e deixar estocado. Decidi em começar a introdução alimentar com cinco meses e assim adaptar ele ao período em que eu estivesse fora, a ficar sem mamar e assim não precisar de outro leite ou que eu precisasse deixar. Deu certo! Dou mama pela manhã e depois no final da tarde quando eu chego. 
Quando chegou o dia, me senti culpada por estar curtindo me arrumar e voltar a ser alguém além de mãe (não que isso seja ruim mas cada mulher se sente brm de alguma forma, eu queria voltar ao trabalho e fim) mas aprendi que nós devemos nos permitir sempre a ser aquilo que quisermos e nossos filhos estarão felizes se assim nós estivermos também. Passei o dia no trabalho, foram sete horas no total e quando cheguei em casa, ele estava dormindo e eu pude tomar banho e ficar sentada do lado dele esperando ele acordar para mamar! 
No terceiro dia tive um curso na Vila Mariana e sai as seis e meia da manhã de casa e ele não mamou, voltei depois de quase oito horas fora e ainda assim deu tudo certo, ele ficou super bem, comeu e mamou quando eu cheguei! 
Faz uma semana que voltei ao trabalho e todo aquele temor que eu sentia em relação ao que poderia acontecer e como o Joaquim se adaptaria, foram embora. Deu tudo certo mas acredito que para isso acontecer da forma como foi, a organização contou muito. Me preparei psicologicamente para a volta, trabalhei isso a licença maternidade inteira. E também mãe de segunda viagem tem a noção que mesmo que seja difícil no final da tudo certo!
Organizei a rotina para que a mesma fosse compatível com o que viveríamos e o Joaquim estava adaptado a isso também. Fora que mesmo durante a licença, eu sempre ia em algum lugar e ele ficava com o pai, ou seja, jáestava  acostumado a ficar com o pai e também a minha ausência mesmo que esporadicamente. 
À alimentação também foi um fator importante para que meu peito se adaptasse aos horários e não ficasse cheio em momentos que eu não estivesse em casa e para que o Joaquim já estivesse totalmente adaptado e não desse "trabalho" para comer e assim eu ter que planejar uma nova estratégia as pressas! Quando voltei ao trabalho, o Joaquim já estava fazendo todas as refeições do dia!
A parte boa é que todos nós estamos bem, o papai ainda esta se adaptando a ficar sozinho sem mim, o Joaquim exige muito atenção e acabamos focando só nele e não da pra fazer mais nada durante o dia e isso às vezes é um problema. Tirando o fato de que o Joquim não dorme muito durante o dia.
Fiquei muito mais tranquila depois que percebi que toda a minha preocupação foi em vão e pude me dedicar a volta ao trabalho e ainda assim continuar a curtir a minha cria e amamentar!  

                                        Com um dia de vida ❤️




Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!