segunda-feira, 30 de junho de 2014

Birras, como lidar?

Chegamos em mais uma etapa da educação de um filho. A birra chegou para dar um alô e passarmos no nivel fácil para o médio quase dificilimo. Eu acreditava que essa fase demoraria um pouco mais para chegar, tudo bem que um pouco antes de completar um ano, o Gabriel deu uns indicios das birras porém demos um pouco de autonômia para ele e a dita cuja deu uma trégua. Porém chegamos a um novo patamar da birra e aquele bebê fofo e simpatico, não é mais tão receptivo assim! 
O Gabriel agora é mais bravo, bate o pé por tudo e não aceita o não. Alguns posts atras escrevi sobre as palmadas e esse é momento que geralmente a palmada entra em ação né? Por aqui não mas a paciência anda cada vez mais curta e não tá facil. Rola uns grito, uns momentos de contar até mil ou muita risada. Existem momentos para ambas as situações. Os gritos sempre acontecem no calor da emoção, quando eu já estou exausta e já usei todas as taticas e elas foram fracassadas, estamos tentando controlar isso! Conta até mil porque as vezes a paciência foge e a cria bate de frente e te desafia, não é facil! Ele quer saber até onde pode chegar e nós temos que ser firme né? E as vezes é necessario ser firme, ninguém pode rir, ninguém pode te desautorizar e nem sempre dá certo (quase nunca). E a parte da risada, bom eu prefiro rir, já hove uma situação no shopping, ele se jogou no chão e a galera olhava tipo: "Que horror, que falta de educação...", nesse dia estava com a minha irmã e nós sempre julgamos pessoas nessa situação e sempre falavamos que isso nunca ia acontecer com um filho nosso. E aconteceu com o meu filho! (O cuspi caiu na testa!). Ele se joga no chão, chora sofrido e grita. A nossa reação foi rir daquela situação e demorou um pouco mas ele ficou tranquilo depois. (Acredito que levar um bebê na vespera do dia das mães no shopping e o mesmo estar com sono, não ajuda né?!) As vezes o erro é nosso e outras vezes eles querem  "crescer" e para nós é dificil lidar com a situação principalmente com um pitico de gente, que só fala: Não! (porque só não dele tem que ser respeitado hahaha). No livro da Laura Gutman que eu indiquei aqui, existem algumas taticas que colocamos em pratica por aqui e deu certo! Uma das taticas é  você conversar com a criança, olho no olho e para igual. Temos uma mania incrivel de substimar a criança e principalmente os bebês! Essa tatica sempre funciona, principalmente quando ele não quer dormir (o Gabriel luta muito contra o sono), nós sempre falamos como vai ser o dia seguinte, o que ele vai fazer, o quanto vai ser legal e que naquele momento ele tem que dormir para descansar e fazer tudo aquilo no dia seguinte. Eu juro que dá certo e as vezes é inacreditavel, mas dá!
Estamos aprendendo a lidar com as situacões, porque filho é igual video game, cada fase é um pouco mais dificil e nós temos que aprender a lidar com tudo isso! E você tem alguma tática? 

Beijos ;)

Um comentário:

  1. Má, li uma vez que isso se chama "a crise dos 2 anos", é uma fase em que eles estão criando a própria personalidade, e que também querem testar nosso limite.
    A Julia graças a Deus ja esta saindo dessa fase..foi muito difícil, meeeeeesmo! Cheguei ao certo ponto de não querer mais sair com ela! Agora ela não faz mais birras, ela pede com calma e por favor rsrsrs
    Mas é o que você falou, não vou mentir que tem horas que dar vontade de espancar Haha mas contar até mil ajuda muito hahaha
    Beijos, adoro sei blog!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!