segunda-feira, 26 de maio de 2014

"A maternidade e o encontro com a própria sombra"

Um belo dia olhando alguns blogs por aí, encontrei a dica de um livro, não marquei o nome mas me marcou a capa. Era preta, tinha um bebê, haha. Passado um tempo encontrei uma outra recomendação do livro, me interessei e estava mesmo procurando algo legal para ler. O livro se chama "A maternidade e o encontro com a própria sombra"- Laura Gutman. É aquele tipo de livro que eu pensei: "poxa podia ter lido antes de ter tido o Gabriel!"
Para quem não conhece a Laura Gutman é uma psicóloga argentina, especializada em amamentação e no atendimento a crianças e casais. “Militante” da criação por apego, é fundadora da Escola Capacitação Crianza, onde atende mães e bebês e promove cursos para profissionais da saúde e doulas.
O livro fala a respeito de uma série de coisas, faz o tipo "do que é certo e errado" mas diferente, acredito que seja o livro que mais conseguiu demonstrar com clareza uma série de duvidas que eu tinha. Se você também acha que o seu bebê tem vontades e que elas devem ser respeitadas é um ótimo guia para entender os pequenos. Sempre fui total a favor da criação com apego, gostava de dar colo, largava tudo que estivesse fazendo para ficar com o bebê e respeito muito os quererês do Gabriel. Tudo tem sim limites mas acredito que também deve haver respeito a individualidade e necessidades de cada um.  O livro fala sobre gravidez, de parto, de amamentação, de comportamentos e doenças infantis, do papel dos homens, do prazer das crianças (e da nossa reação a ele), de limites e comunicação, de sono, de violência, mãe que trabalha fora.
Muitas coisas escritas nele doem, por me fazerem lembrar de uma série de coisas que eu fiz/faço e é claro como um bom livro que dá aquela ajudinha não precisa ser seguido a risca porque nem tudo que deu certo para mim, vai dar certo para você. Mas é uma leitura que eu super recomendo, é tipo pegar conselhos com a sua avó, só que com uma mente muito ampla e totalmente voltada para a perspectiva da criança do que é melhor para ela e muitas vezes nada "aceitavel" para os pais e sociedade. 
Este livro me ajudou muito em uma série de situações que estavam acontecendo aqui em casa, como birras, noites de sono totalmente mal dormidas, paciência que tive que procurar! Se você é mãe e como eu adora ler sobre maternidade, vai adorar ;)


Postei essa foto lá no nosso instagram @nossavidacomgabriel, segue lá ;)

Beijos ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!