domingo, 16 de dezembro de 2012

Quem é a mãe?!

Faz algum tempo que eu não venho aqui falar sobre o nosso dia-a-dia, pois a inspiração ultimamente tá dificil, mas um comentário no blog que me deixou mega feliz, me inspirou e deu a maior dica: Sobre as palpiteiras de plantão! 
Todas as mulheres na face da terra mesmo aquelas que nunca pretenderam ter filhos, em algum momento, vão dar um palpite e fazer algum comentário tosco a respeito da gravidez, sobre sintomas, sobre desejos, sobre o bebê na barriga "Nossa não são dois não?! Você está gigante" e quando ele nasceu tudo se triplica o seu cansaço e os "conselhos". Alias quero deixar bem claro que os conselhos são bem vindos sim e muitas vezes uteis pois nada como a experiencia para nos trazer maturidade e facilidade com um bebê! Mas o que realmente nos deixa irritadas são aquelas perguntinhas e palpites petulantes..."Nossa não tá calor/frio?!" "Nossa você tá beliscando o bebê para ele chorar tanto?!" "Acho que o leite do peito não é o suficiente!" "Dá funchicória para ele!" "No meu tempo era diferente a gente fazia de tal forma e ninguém morreu!", existem varias perguntas clássicas....E você como mãe nova ainda ouve absurdos do tipo "Eaí vovó, tá dando trabalho as duas crianças?!" "Uma criança cuidando de outra!" 
Ninguém pensa o quanto isso irrita e alias esquecem o quanto é chato você ficar ouvindo perguntinhas bobas em um momento tão complicado que é se adaptar a nova vida, as mamadas da madrugada, as trocas de fraldas, os banhos, cuidar de alguém tão dependente de você! Como disse as vezes é até bem vindo, mais saibam respeitar as mães e não façam perguntas sem nexo e constrangedores, os palpites só diga quando lhe for pedido porque você pode confundir ainda mais a recente mãe! A educação dos filhos só diz respeito a nós os pais e quando somos confrontados a forma que estamos educando ou maternando, isso nos deixam irritados e nos transformam em mães irritadas e agressivas, afinal você gosta que alguém que não conhece o seu dia-a-dia venha dizer se você está fazendo certou ou errado?! Afinal o que é errado para você pode ser certo para mim, então mantenha-se na espera de um pedido de ajuda, um conselho mas não confronte a autoridade de uma mãe ou pai, principalmente na frente de seus filhos! Se eu quiser que meu filho use fraldas de pano, brinque de boneca, sei lá, se eu quiser que ele seja o contrario de uma educação tradicional o problema será nosso, mãe, pai e filho e é isso que as mães querem, respeito em relação ao que deu certo para elas ou não! 
Uma pagina muito legal do facebook é a Maternidade da Depressão e eu passo um tempão rindo com as postagens. E é justamente essa a maior queixa dos posts, sobre os palpites alheios, vejam só:











Obs. 1: Obrigada Maria pelo seu comentário no blog, primeira mamãe participando e dando uma dica, super legal, só tinha outro comentário mas não a respeito do post de mamãe! Afinal mães se entendem de uma forma ou de outra! Espero que tenha gostado do post sugerido, tentei extrair o que mais me irritava em relação aos palpites!

Obs 2: Não quero que ninguém pense que o post foi uma indireta ou direta e muitos menos uma agressividade em relação a ajuda que as pessoas querem/tentam dar e sim algumas coisas e perguntas que já me irritaram muito!

Um comentário:

  1. Aiin adorei, assim mesmo que me sinto *---*
    Obrigaaaado!!
    e nada de indiretas, haha..mas se a carapuça servir, fazer o que né? HSDUISHUI
    Beeeeeijos Maaah!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!