quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Irmãos: entre tapas e beijos.


Acho que nunca escrevi muito sobre a relação dos meninos enquanto irmãos e com idade bem próxima. Como eles têm em torno de três anos e três meses de diferença na idade, quando o Joaquim nasceu, o Gabriel ainda era bem pequeno e muito bebezão. Ele me pedia muito que o irmão começasse a crescer para que assim os dois pudessem brincar, ele também oscilava muito na vontade de querer ser maiorzinho e agir como um bebê.


Não foi fácil a chegada do irmão e até hoje nós temos muitos reflexos dessa transição de filho único para irmão mais velho.
O Gabriel tomou uma postura de "pai" do Joaquim, onde muitas vezes ele age com o irmão exatamente como nós falamos com ele, mandando, chamando a atenção ou mesmo tentando ajudar em alguma coisa.


É muito bonito de ver eles interagindo e como o Joaquim faz tudo para imitar o irmão e ao mesmo tempo também chamar a sua atenção com gracinhas.
Eles amam brincar juntos e ao mesmo tempo adoram se provocar e é ai que mora o problema.



Eles "brigam" o tempo todo!
E agora eles ficam vindo até a gente e dizendo: "olha o que o Joaquim fez" ou "mãe, o Joaquim pois a mãe em mim" ou "Mã, ó o Bel"
O mais dificil de todos é o "Ai, o Joaquim tá me batendo", porque sim, além das disputas por brinquedos quase que o tempo todo, o Joaquim bate, puxa o cabelo e também morde.
Diferente do Gabriel que nunca teve essas reações, nós estamos aprendendo a ensinar ele, que não é legal fazer isso e na hora já chamamos a atenção dele e falamos para pedir desculpas e dar um abraço de amigo. Vem dando certo, ele tem diminuído cada vez mais esses momentos de demonstrar insatisfação batendo mas quando acontece tento não dar muito ibope e corrijo o comportamento.
Acontece também deles quererem chamar a nossa atenção e acabar em brigas.


E uma coisa muito dificil também é que agora o Gabriel fica bravo ou chateado por tudo e chora. Igual o Joaquim que é um bebê e que só sabe se expressar chorando. Mas o Gabriel não, ele não consegue externar os sentimentos, também é complicado quando ele tem que ceder porque o irmão é menor, tentamos não fazer isso sempre, afinal, não é justo. Mas são situações que temos que contornar.
Eu tinha certeza que as brigas demorariam muito mais para acontecer mas também o Joaquim já tem um ano e oito meses e logo a fase dos dois anos está chegando e que sabemos que é quando eles mais enxergam o mundo e descobrem as emoções.


O Gabriel esta com cinco anos e também descobrindo muitas coisas.
Mas o mais legal disso tudo é que agora adivinha quem me pede mais um irmãozinho? Isso mesmo, o Gabriel! Parece que ter um irmão é bem legal!
Cada dia que passa fica mais feliz com a relação deles dois e só espero que se mantenha assim para sempre, para eles serem além de irmãos, amigos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!